O Programa Enfrentamento à Violência: Saúde e Direitos Humanos está em sua 4ª edição, contemplado pelo Edital Proext 2014 MEC/SESu.


Para o ano de 2014 desenvolveremos as seguintes ações:

  1. Centro Universitário de Referência em Saúde e Direitos Humanos, em parceria com a Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul - FMP. Constará de acolhimento e orientação, por alunos do curso de Psicologia da UFCSPA e de Direito da FMP, de vítimas de violência no ciclo da vida oriundas da cidade de Porto Alegre.
  2. 3ª edição do Curso de Extensão Enfrentamento à Violência no Ciclo da Vida – modalidade EaD.O curso é gratuito, com 90h/a e será realizado de maio a outubro de 2014 abrangendo os temas de violência no ciclo da vida: violência contra a criança e o adolescente, a família, o idoso, à pessoa com deficiência, violência de gênero, violência e comunicação e bullying.
  3. 3ª edição da Disciplina Eletiva Enfrentamento à Violência no Ciclo da Vida – modalidade EaD, destinada aos alunos de todos os curso de UFCSPA, pois acreditamos que o enfrentamento à violência é multidisciplinar e o graduando em saúde deve conhecer as características dos diversos tipos de violência no ciclo da vida e a adequada forma de encaminhamento pois a violência é um problema de saúde pública.
  4. 3ª edição do Fórum de Saúde e Direitos Humanos, a ser realizado no mês de setembro de 2014.
  5. A elaboração e edição do livro “Cinema, Saúde e Direitos Humanos”. O livro constará de sete capítulos abordando os temas violência contra crianças e adolescentes, na família, contra o idoso, contra as pessoas com deficiência, a violência de gênero e sexualidade, contra etnias e na comunicação. Pretende-se que seja uma ferramenta para o ensino baseado em problemas por apresentar uma lista de filmes ficcionais e documentários que através de uma resenha permitirá que a discussão sobre temas de direitos humanos e saúde.


Visualizações: 15
Visitantes únicos: 7